quarta-feira, 9 de julho de 2008

Floresta Segura/Floresta Verde 2008

Camaradas

No passado fim-de-semana iniciou-se a fase operacional desta acção. Como já vem sendo hábito nestes últimos anos estivemos presentes com 2 viaturas e mais uma vez honramos o nosso código:
O COMANDO ama devotadamente a sua PÁTRIA, estando sempre pronto a fazer por ela todos os sacrifícios.
Como todos os anos aqui repito, hoje a defesa da PÁTRIA está mais na frente interna, protegendo bens e populações de catástrofes de origem natural ou humana, do que de qualquer inimigo externo. Hoje o campo de batalha são as nossas florestas e o inimigo é o fogo. A grande ameaça para a nossa PÁTRIA não é uma qualquer nação agressora mas as alterações climáticas que inexoravelmente têm vindo a mudar o mundo tal como o conhecíamos.

Um fogareiro aceso mesmo na frente da placa que proibe fazer lume.

Como 1º balanço podemos dizer que se notou uma redução significativa dos comportamentos de risco, apesar de aqui e ali continuar-mos a assistir a "aventureiros desmiolados" que não pensam nos riscos que correm, não respeitam a sinalização e colocam em risco não só a floresta como os milhares de pessoas que frequentam as praias da Costa de Caparica e Fonte da Telha, grelhando as sardinhas em plena mata e ainda por cima sem sequer tomarem qualquer precaução.



MAMA SUME!