Abordando este tema, o orador traçou uma síntese histórica do conceito de terrorismo que vem desde os tempos bíblicos narrado no livro de Juízes, segundo alguns autores. Temos igualmente terrorismo na antiga Grécia , mas é no século 19 que começam a existir grupos de terroristas organizados.
Foi frisado a importância da definição do conceito de terrorismo com a data do 11 de Setembro de 2001, as categorias nas quais o terrorismo pode ser catalogado e, não menos importante, que o conceito de terrorismo varia segundo o contexto ideológico, pode ser apenas uma questão de datas e de situação geográfica e está frequentemente dependente da legitimização outorgada pelas instâncias internacionais.
Seja qual for a dificuldade em classificar este fenómeno, o terrorismo está quotidianamente presente e é uma ameaça real. A sua estratégia é política, não militar. pretende a mudança de comportamento através da instilação do medo. Pode ser físico, psicológico, de Estado, económico ou religiosos. Pode até ser a combinação de vários. Terrorismo é que vai contra a ordem estabelecida. Quais as causas? Socio-económicas? Religiosas? Políticas? Ideológicas? Difícil é de escrutinar as raízes do terrorismo. Aguardemos a segunda parte destas palestras.
Mais fotografias clique AQUI!
1 comentário:
Excelente reprodução na integra do que se passou nesta magnifica noite de salutar convívio e camaradagem COMANDO.
Abraço
Mama Sume
Enviar um comentário